Será realizado nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro de 2012, às 19:00h, no Hotel Oásis Atlântico Beira Mar, o maior evento de preparação de equipe de vendas para o natal da história do Ceará! O evento é uma realização do SEBRAE, FACIC, CDL, ACAD e CORDOVIL CONSULTORES com a finalidade de preparar, desenvolver e capacitar as equipes de vendas dos mais diversos formatos de varejo desde lojas de shopping center, supermercados, corretoras, imobiliárias, concessionárias automotivas entre outros formatos varejistas para que possam garantir um excelente atendimento no final de ano e potencializar suas vendas.
PARA DEZEMBRO 2012, O COMÉRCIO ESPERA UM CRESCIMENTO DE 9% EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO.
Esse ano o comércio espera um crescimento de 9% nas vendas em relação ao ano passado, segundo o IAV-IDV, Índice Antecedente de Vendas calculado pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo. Segundo o consultor Domingos Carvalho Cordovil, diretor da Cordovil Consultores, esse avanço nas vendas no final de ano, se deve a três fatores primordiais: o recebimento do 130 salário, o misticismo das festas de final de ano período em que o consumidor reúne a sua família, encontra muitas vezes com parentes distantes e se permite gastar mais, “ ele se dá esse luxo”, nesse momento ano” e além disso, o outro fator significativo é o alto valor agregado dos produtos tipicamente natalinos o que estimula as vendas, por exemplo, quanto custa um frango congelado e o peru de natal, esse valor agregado faz a diferença no bolso dos comerciantes do final de ano.
O COMERCIANTE DEVE SE PREPARAR PARA A MUDANÇA DE HÁBITOS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS ANOS
Ainda segundo o consultor, é fundamental a preparação da equipe de vendas para esse natal, pois o consumidor brasileiro vem mudando seus hábitos de compra nos últimos anos, as famosas de vendas de dezembro até o dia 15 permanecem estáveis sem elevação, como se fosse um mês comum, causando até preocupação em muitos comerciantes. E, então entre os dias 20 e 30 se concentram bruscamente as vendas do natal. Ainda segundo o consultor, essa transformação se deve principalmente a inserção da mulher no mercado de trabalho, fazendo com que as famílias brasileiras tenham menos tempo para comprar e acabam deixando tudo para última hora, só realizando suas compras a partir do dia 20, pré-vespera de natal e momento em que iniciam os recessos empresariais.
DIANTE DESSAS TRANSFORMAÇÕES O COMÉRCIO DEVE ESTAR PREPARADO PARA DEMANDA CONCENTRADA DE CLIENTES ENTRE OS DIAS 20 A 30
Diante dessas transformações, as equipes de venda devem estar preparadas para atender essa concentração de consumidores entre os dias 20 e 30 de dezembro, pois o comércio estará cheio, entre clientes locais e turistas, com inúmeros clientes a serem atendidos ao mesmo tempo e as lojas que preparem a suas equipes, oferecerão um melhor atendimento e terão melhores resultados.
Para quem ainda não garantiu sua inscrição, ainda há tempo, as inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, o evento será na quarta-feira, dia 28 às 19:00h no Hotel Oásis Atlântico na Beira Mar. Inscrições no telefone: 3101-9936.