predio facic01

A FACIC, ao longo de seus 86 anos de existência, tem direcionado a sua atuação na busca constante da dinamização do desenvolvimento do Ceará, apoiando, orientando e defendendo as alternativas apresentadas pelas entidades representativas de cada setor da cadeia produtiva e de abastecimento, ligadas aos segmentos que representamos.

Têm em seu corpo de associadas, entidades dos setores indústria, comércio, serviços e agropecuária, sendo, assim, a porta-voz das sugestões setoriais que são apresentadas como propostas para solucionar os problemas maiores inerentes a cada segmento.
Entendemos que, dentro da cadeia produtiva, todos os setores têm importância singular e correspondente, funcionando como uma verdadeira máquina com suas peças atuando independentes, mas harmoniosamente.

Dentro deste diapasão, pontua a FACIC pela atuação conjunta da iniciativa privada com a gestão pública na busca do desenvolvimento. Pois, pela via do desenvolvimento, é possível ampliar o emprego e, em conseqüência, elevar a renda pessoal, fortalecendo o mercado interno e diminuindo as desigualdades sociais.

Com esta visão, a FACIC tem desenvolvido e apoiado projetos que tenham consonância com seus objetivos institucionais. Como exemplos, destacamos o projeto Varejo Competitivo que, contando com a ação o apoio do SEBRAE, tem proporcionado à melhoria e o crescimento do pequeno varejo cearense. O projeto de fidelização aos produtos cearenses também recebeu a chancela da FACIC. A Central de Negócios que vem impulsionando o comércio do centro de Fortaleza, com a criação e orientação de grupos de empresa na busca soluções de seus problemas comuns, são alguns dos projetos que merecem destaque, além da layoutização de pequenas lojas, assim como trabalhos vários realizados pelo Instituto Macro, o braço de estudos da FACIC.

O evento cultural Sexta na Praça, iniciativa e realização da FACIC, disponibilizou oportunidades para nossos artistas e pequenos artesãos, além de oferecer meio saudável de diversão aos trabalhadores do centro de Fortaleza.

A sede da FACIC, o histórico Palácio do Comércio, localizado no Largo da Assembléia, antiga Praça da Carolina, tem sido palco de debates e de discussões de temas que interessam ao povo cearense, tendo sido a sede da Assembléia Legislativa, da Bolsa de Valores do Ceará, da Associação Comercial, do Sebrae, no início de sua vitoriosa caminhada, dentre outros. Está sendo totalmente recuperado devendo em breve ser entregue ao povo do Ceará, com a infra-estrutura preparada para abrigar um museu do comercio.