Notícias

Medalha José Gentil de Carvalho

By 26 de janeiro de 2010 No Comments

26/1/2010

“A vida não é o que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”
Gabriel García Márquez

Há histórias de vida que merecem ser contadas e recontadas por gerações.
Seus exemplos referendam caminhos, induzem ações promovem mudanças. A vida de José Gentil Alves de Carvalho é uma destas histórias.
Nascido comum, simples, logo se fez grande. Vindo do sertão, logo se fez mar. Com visão de futuro, coragem e tenacidade, soube aproveitar as oportunidades advindas com a mudança dos tempos. Entre a segunda metade do século XIX e a primeira do XX, criou novos negócios, inovou na forma de fazer comércio, mudou o jeito de construir, morar e viver em Fortaleza.

Seu espírito gregário e comprometimento social cedo levaram para a Associação Comercial do Ceará – ACC, aonde chegou ainda no inicio do século XX. Lá permaneceu por quase quatro décadas, sendo seu diretor por onze anos.

A medalha José Gentil Alves de Carvalho, idealizada pelo também ex-presidente da ACC, Lavanery Wanderley, procura reconhecer e valorar a figura de um dos maiores empreendedores que o Ceará já teve. Sua outorga compromete o outorgado com a construção de um estado economicamente forte e socialmente responsável.

Passados pouco mais de cem anos da chegada de José Gentil à ACC, o atual presidente, João Porto Guimarães, reacende a chama da medalha homenageando duas personalidades que vêm fazendo de suas vidas, modelos a serem seguidos.

Neste início de uma década que se pretende rica em inovação, com promessa de significativas e contínuas transformações econômicas e sociais, Alci Porto Gurgel Junior e Francisco de Assis Barreto se Sousa fazem valer a máxima de que “o homem vale, pela duração dos efeitos das ações que praticou”.

No encontro em 2010 a nova diretoria quer dinamizar serviços, expandir as assessorias jurídica e contábil e criar cartão de crédito próprio Elevar de mil para dez mil o número de associados e ampliar o rol de serviços prestados para os colaboradores são as metas da nova  diretoria da Associação Comercial do Ceará (ACC), empossada ontem, para o biênio 2010/2011. “Nosso projeto é o de expandir as assessorias jurídica e contábil, bem como melhorar os serviços do Serasa, de troca de títulos, além de criar um cartão de crédito para todos os associados”, relatou o empresário João Porto Guimarães – reeleito para mais um mandato de dois anos, à frente da ACC.

Segundo ele, a partir deste ano, a entidade adotará novo modelo de gestão administrativa, sob a gerência da empresa de consultoria técnica, Asscom. “Nosso objetivo é dinamizar os serviços”, explicou Guimarães, minutos antes de presidir a solenidade posse da nova diretoria.
Na oportunidade, foram homenageados com a Medalha José Gentil Alves de Carvalho, o diretor técnico do Sebrae-CE, Alci Porto Gurgel Lima e o presidente da Facic, Francisco de Assis Barreto de Souza. A solenidade ocorreu no Centro Cultural Obóe, em Fortaleza.

Galeria de Fotos

joer

About joer

Leave a Reply