O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, prestigiou a 65ª edição da Homenagem ao Soldado e a Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, promovida pela Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC), em parceria com a FIEC; a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC); a Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Comércio e Serviço do Estado do Ceará (Femicro), e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza). A homenagem aconteceu no Palácio do Comércio, no Centro de Fortaleza, e reuniu os representantes das entidades empresariais e do Exército.
O Presidente da FIEC integrou a mesa da solenidade junto ao Presidente da FACIC, Francisco de Assis Barreto; o General de Divisão e Comandante da 10ª Região Militar, Cristiano Pinto Sampaio; o Secretário Executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS do Ceará, Coronel PM Francisco Márcio de Oliveira, representando o Governador Elmano de Freitas; o Diretor Técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto; o Capitão-tenente Amorim, representando o Capitão de Mar e Guerra Anderson Pessoa Valente, Comandante da Capitania dos Portos do Ceará; o Inspetor Demócrito Vieira Filho, representando o Prefeito de Fortaleza, José Sarto; o Presidente da FAEC, Amilcar Silveira; o Presidente do Instituto Promover e ex-Presidente da FIEC, Roberto Macedo, e o Diretor da CDL Fortaleza, José do Egito.
Em seu discurso, Ricardo Cavalcante parabenizou a FACIC pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento do Ceará e destacou o legado do Exército Brasileiro e de seu patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. “O slogan ‘braço-forte e mão-amiga’ é síntese dessa múltipla responsabilidade que o nosso Exército assume com a nação brasileira no cumprimento de sua missão. Ao mesmo tempo em que defende com firmeza, competência e determinação o patrimônio territorial do país, caminha ao lado da população, apoiando-a nos momentos mais críticos. […] Que sejamos sábios em valorizar, respeitar e defender a ordem que legitima as nossas instituições democráticas. Que ousemos buscar o progresso como instrumento de transformação social. Que tenhamos orgulho de ser brasileiros”, ressaltou Ricardo.
Francisco de Assis Barreto, Presidente da FACIC, enfatizou o caráter colaborativo do encontro. “Esse é um marco importante, onde diferentes setores da sociedade se reúnem para confraternizar prosperidade e colaboração. Hoje, celebramos a força da sinergia entre organizações que embora distintas em suas atuações, compartilham um objetivo comum — o desenvolvimento sustentável e o bem-estar do nosso povo”.
O General de Divisão e Comandante da 10ª Região Militar, Cristiano Pinto Sampaio, discursou na ocasião sobre a referência que Duque de Caxias é para os militares e para o povo brasileiro. De acordo com o General, a influência do Patrono do Exército Brasileiro na sociedade é reverberada no conceito do ‘caxiismo’, que diz respeito àquele que cumpre com extremo rigor suas obrigações e responsabilidades. “Caxias vive nos valores do nosso Exército. […] A eficiência, a afixação e mesmo a sobrevivência das Forças Armadas decorrem de um fervoroso amor a esses valores”, concluiu o Comandante.