Recebemos do SETCARCE – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará, matéria referente à circulação de caminhões com ou sem cargas em Fortaleza/CE. A qual transcrevemos a seguir:
Representantes da AMC – Autarquia Municipal de Trânsito estiveram reunidos na sede do SETCARCE , para esclarecer a Portaria 83/2015, (com alteração da Portaria 115/2015) que regulamenta a circulação de caminhões, com ou sem carga, nos corredores e áreas com restrição de circulação nas vias urbanas do Município de Fortaleza – CE.
Na segunda reunião sobre o tema, os Inspetores André Luis, Antonio Neiva e Clarck Maciel explanaram a cerca da referida portaria, e responderam a perguntas feitas pelos representantes das transportadoras, concessionárias, imprensa e interessados.
Os caminhões com dimensão superior a 6,50 metros de comprimento, 2,20 de largura e 4,40 de altura não poderão mais circular nessas áreas de restrição, exceto nos horários permitidos pela sinalização. A AMC deve reforçar a fiscalização para garantir o cumprimento da Portaria Nº 83/2015. O cadastro dos caminhões já poderá ser efetuado com o preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no site da autarquia. Somente após a autorização, o veículo estará apto a circular nas áreas de restrição.
Fica permitida, mediante Autorização Especial de Trânsito – AET, a circulação do caminhão que se encontre exclusivamente no trajeto de entrada ou saída de vaga própria, ou locada para fins de estacionamento próprio em imóveis localizados na área com restrição; além dos caminhões tanque de água potável, destinados abastecimento de estabelecimentos hospitalares.
Áreas
As áreas de restrição abrangem o Centro Fortaleza, corredores da grande Aldeota e avenida Beira Mar. Agora, incluirão a Rui Barbosa, entre Dep. Moreira da Rocha e Antônio Sales, Heráclito Graça, entre Visconde do Rio Branco e Barão de Studart, além da Professor Gomes de Matos, no Montese.
Os veículos dentro do padrão de medidas especificados poderão circular livremente nestas zonas, em período integral, desde que tenha o seu cadastro devidamente aprovado pela AMC.
Mais detalhes veja nos link’s abaixo:
PORTARIA DA AMC Nº 83-2015 CONSOLIDADA
MAPA.2015.AGO – VIAS PREV. PARA RESTRIÇÃO DE CAMINHÕES (1) PORTARIA DA AMC Nº 83-2015 CONSOLIDADA
Fonte: Jornal O Povo – com Edição da FACIC.