Notícias

COMERCIANTES CRIAM ALTERNATIVAS PARA MANTER E ATRAIR CONSUMIDORES

By 14 de abril de 2009 No Comments

Região do Cariri  14/04/2009
Por Sarah Menezes
Repórter

A crise econômica mundial é um assunto que preocupa micro e pequenos empresários de diversos setores da economia da Região do Cariri. Com a chegada do Atacadão, empresa do grupo Carrefour, alguns empresários do ramo alimentício mostraram-se mais criativos para manter a clientela.

“No Ceará os efeitos da crise são menores porque nosso estado é consumidor e não produtor”, explicou o presidente da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC), Francisco Barreto. Ele explicou que a crise existe, mas aqui no Cariri ela é bem menor e que consumidores e comerciantes não precisam ficar tão assustados.

Segundo Barreto, pequenos e médios comerciantes da área alimentícia do Cariri não precisam se preocupar com a chegada do grupo Carrefour porque ele não é concorrente direto deles. “A vida não vai parar por causa dessa empresa”, ressaltou. Ele disse ainda que esses comerciantes precisam se preparar para enfrentar esse tipo de concorrência.

Apesar de alguns pequenos e médios empresários de mercadinhos da Região encontrarem-se apreensivos, a maior parte deles não teme a crise. É o caso de Cristiano Guilherme, dono do Mercantil Jaguar, em Barbalha. Ele disse que as vendas diminuíram pouco com a chegada do Atacadão e acredita que não perdeu clientes por causa da distância. “Eu mesmo compro produtos do Atacadão e revendo aqui mais barato para não perder clientela”, revelou.

O dono do Mercantil Nogueira, no Pirajá, em Juazeiro do Norte, disse que as vendas do seu mercantil estavam em alta. “Caiu um pouco com a chegada do Atacadão. Mas minha perspectiva é que volte a crescer”, disse. Ele acrescentou que, como estratégia, investiu na melhoria da loja, aumentou o prazo de pagamento, além de possuir um cartão de fidelização do cliente que permite ao consumidor fazer outra compra assim que fizer o pagamento anterior.

Já Nazareno Pinheiro, dono do JN Distribuidora, em Crato, explicou que oferece promoções todos os dias, envia cartões comemorativos, oferece mensagens aos clientes que visitam o armazém como alternativa de manter os clientes fiéis.

Pequenos empresários devem diversificar lojas

Para impulsionar as vendas e preparar o pequeno atacadista do Cariri para enfrentar crises, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizou palestra, no último dia 8, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Ceará (FACIC), Associação do Comércio Atacadista do Ceará (ACAD) e o Instituto Macro de Consultorias, em Juazeiro do Norte.

A palestra “Competitividade do pequeno e médio varejo alimentar com a chegada dos concorrentes globais” foi proferida pelo consultor do SEBRAE, Domingos Cordovil Filho. Domingos disse que o Cariri é um lugar que tende a atrair supermercados, principalmente globais como o Carrefour, Wal–Mart e Pão de Açúcar, o que faz com que pequenos e médios varejistas necessitem de preparação para competir com esses novos formatos que entram cada vez mais rápido no mercado.

Durante a palestra, Domingos explicou aos empresários e representantes de classe que eles não precisam ter medo de grandes concorrentes, e sim, modernizar-se e até mesmo aliarem-se para enfrentá-los. Segundo ele, o ramo de supermercado que mais cresce são os pequenos pela proximidade das residências, trabalho das pessoas e pela intimidade que esses pequenos varejistas criam com seus clientes.

Para unir os pequenos empresários caririenses, o SEBRAE firmou parceria com a Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC). Dessa aliança, surgiu o projeto Varejo Competitivo, desenvolvido no estado e que se tornou referência para todo o Brasil. Segundo o presidente da FACIC, Francisco Barreto, a palestra serviu para apresentação do projeto, que já foi implantado em Fortaleza e obteve grandes resultados

Fonte Jornal do Cariri

http://www.jornaldocariri.com.br/site/ver_noticia.asp?cod=367

joer

About joer

Leave a Reply