Notícias

‘Parece que se dá a mesma notícia todo ano’, afirma Miriam Leitão

By 21 de março de 2013 No Comments

A comentarista afirma que a situação está pior por uma boa notícia: o Brasil está produzindo mais e colhe uma safra recorde. Mas as filas ameaçam a balança comercial brasileira e os negócios.

VÍDEO ABAIXO:

Filas, atraso na entrega. Tudo isso torna os produtos brasileiros mais caros e menos competitivos. A situação no Porto de Santos chegou a um ponto crítico. Parece que se dá a mesma notícia todo ano, mas a situação piora cada vez mais, tem que mostrar.

Está pior por uma boa notícia: o Brasil está produzindo mais. Este ano está colhendo uma safra recorde de grãos. Nos últimos cinco anos saiu de 135 milhões de toneladas para 185 milhões, ou seja, 50 milhões de toneladas a mais o país colheu porque foi eficiente, mas complica porque tem que transportar via rodovia quase 70% de tudo que é produzido. De uma região como Sorriso, produtora, até Santos são mais de dois mil quilômetros em caminhão.

Apesar da safra recorde, as filas ameaçam a balança e os negócios. A balança comercial brasileira dá déficit na indústria, na área de petróleo. Este ano, o déficit de petróleo e derivados vai ser US$ 11 bilhões. Se tirar petróleo e deixar só derivados vai ser de US$ 17 bilhões. Quem salva esse déficit é a lavoura.

A China está começando a dizer que não está cumprindo o contrato porque o produto não chega na hora. É quebra de contrato, e nós não podemos perder esses clientes.

Essa é uma boa notícia, mas nós não podemos transformar em má notícia. E estamos, por causa da logística brasileira, o problema de sempre.

Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/03/parece-que-se-da-mesma-noticia-todo-ano-afirma-miriam-leitao.html

FACIC

About FACIC

Leave a Reply